Dificilmente você irá se lembrar do ciclo ovariano que aprendeu nos tempos de escola a não ser que tenha se especializado na área de saúde.
Por isso antes de dar prosseguimento a este artigo, vamos recordar alguns dados importantes. Todos os meses, duas glândulas localizadas na base do cérebro – o hipotálamo e a hipófise – que enviam sinais hormonais para um grupo de óvulos que ainda estão imaturos que estão armazenados no ovário.
São por causa destes hormônios, em especial o hormônio folículo-estimulante que promovem o amadurecimento dos óvulos.
Porém, quando por algum problema de saúde a ovulação é interrompida é sinal de que há algo de errado com sua saúde. Por isso é importante que você saiba mais sobre isso; confira:
Síndrome dos ovários policísticos
É caracterizada pelo não amadurecimento dos óvulos e pela ovulação dos mesmos. A síndrome dos ovários policísticos afeta as mulheres em idade reprodutiva e apresentam alguns sintomas no período da puberdade no primeiro ciclo menstrual. A menstruação se torna irregular, pode pular ciclos ou os mesmos se tornarem prolongados. O ideal é que a mulher tenha acompanhamento ginecológico periódico.
Endometriose
A endometriose é caracterizada por muita dor, trata-se de um distúrbio ovariano no qual o tecido que deveria revestir o interior do útero – o endométrio – cresce do lado externo do útero. Além da infertilidade que endometriose pode causar o principal sintoma é a dor que muitas vezes se torna incapacitante.
Câncer de ovário
Este tipo de câncer é chamado de “assassino silencioso”, isso porque muitas vezes ele não é diagnosticado até que ocorra a metástase e o câncer se espalhe na pelve e no abdômen. O diagnostico do câncer de ovário em estágio inicial é bastante complicado pois raramente apresenta sintomas.
Entretanto, mesmo raros, estes são os principais sintomas:
- Inchaço abdominal;
- Sensação de saciedade mesmo tendo se alimentado pouco;
- Perda de peso inexplicável;
- Desconforto na região da pelve;
- Alteração nos hábitos intestinais;
- Vontade de urinar com frequência.
Câncer uterino
Existem vários tipos de câncer uterino. O mais conhecido é o câncer endometrial que tem origem no endométrio que é o tecido que reveste o útero. Mesmo com o avanço da medicina as causas dos cânceres uterinos ainda são desconhecidas, mas alguns fatores de risco são apontados como facilitadores para o aparecimento da doença, como por exemplo, hiperplasia, obesidade, mulheres que não tiveram filhos, menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos e histórico familiar de câncer de útero. Estes são alguns dos sintomas comuns:
- Sangramento;
- Corrimento anormal e com odor desagradável;
- Dificuldade em urinar;
- Dor pélvica;
- Dor durante a relação íntima.
LEIA TAMBÉM:
Tabela chinesa de gravidez mostra se o bebê é menino ou menina sem realizar nenhum exame
Fonte: InfoSaúde