4 condições que podem afetar os ovários que você não pode ignorar

Dificilmente você irá se lembrar do ciclo ovariano que aprendeu nos tempos de escola a não ser que tenha se especializado na área de saúde.

Por isso antes de dar prosseguimento a este artigo, vamos recordar alguns dados importantes. Todos os meses, duas glândulas localizadas na base do cérebro – o hipotálamo e a hipófise – que enviam sinais hormonais para um grupo de óvulos que ainda estão imaturos que estão armazenados no ovário.

São por causa destes hormônios, em especial o hormônio folículo-estimulante que promovem o amadurecimento dos óvulos.

Porém, quando por algum problema de saúde a ovulação é interrompida é sinal de que há algo de errado com sua saúde. Por isso é importante que você saiba mais sobre isso; confira:

Síndrome dos ovários policísticos

É caracterizada pelo não amadurecimento dos óvulos e pela ovulação dos mesmos. A síndrome dos ovários policísticos afeta as mulheres em idade reprodutiva e apresentam alguns sintomas no período da puberdade no primeiro ciclo menstrual. A menstruação se torna irregular, pode pular ciclos ou os mesmos se tornarem prolongados. O ideal é que a mulher tenha acompanhamento ginecológico periódico.

Endometriose

ENDOMETRIOSE – Espaço Rafah

A endometriose é caracterizada por muita dor, trata-se de um distúrbio ovariano no qual o tecido que deveria revestir o interior do útero – o endométrio – cresce do lado externo do útero. Além da infertilidade que endometriose pode causar o principal sintoma é a dor que muitas vezes se torna incapacitante.

Câncer de ovário

Este tipo de câncer é chamado de “assassino silencioso”, isso porque muitas vezes ele não é diagnosticado até que ocorra a metástase e o câncer se espalhe na pelve e no abdômen. O diagnostico do câncer de ovário em estágio inicial é bastante complicado pois raramente apresenta sintomas.

Entretanto, mesmo raros, estes são os principais sintomas:

  • Inchaço abdominal;
  • Sensação de saciedade mesmo tendo se alimentado pouco;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Desconforto na região da pelve;
  • Alteração nos hábitos intestinais;
  • Vontade de urinar com frequência.

Câncer uterino

Existem vários tipos de câncer uterino. O mais conhecido é o câncer endometrial que tem origem no endométrio que é o tecido que reveste o útero. Mesmo com o avanço da medicina as causas dos cânceres uterinos ainda são desconhecidas, mas alguns fatores de risco são apontados como facilitadores para o aparecimento da doença, como por exemplo, hiperplasia, obesidade, mulheres que não tiveram filhos, menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos e histórico familiar de câncer de útero. Estes são alguns dos sintomas comuns:

  • Sangramento;
  • Corrimento anormal e com odor desagradável;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor pélvica;
  • Dor durante a relação íntima.

LEIA TAMBÉM:

A cor da sua menstruação pode revelar sérios problemas de saúde; confira

Fonte: InfoSaúde



Escrito por Jornalista Web

Informação de qualidade em tempo real.