5 coisas que cortam o efeito do anticoncepcional; é por isso que muitas mulheres engravidam mesmo tomando a pílula

Todos sabemos que a pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados e conhecidos no Brasil, e quando utilizada corretamente, sua eficácia chega aos 99%. porém, alguns medicamentos podem comprometer o efeito da medicação contraceptiva.

Confira aqui abaixo as 5 coisas que podem cortar o efeito do anticoncepcional, motivo pelo qual, muitas mulheres acabam engravidando sem querer ou em momento inoportuno.

Confira!

1. Alguns antibióticos

Se você estiver em uso de algum antibiótico, pergunte ao seu médico, a um farmacêutico ou consulte a bula para ver se não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional.

2. Anticonvulsivantes

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina  podem diminuir e muito nos efeitos dos anticoncepcionais.

3. Álcool

A bebida alcoólica em altas concentrações pode alterar o efeito dos anticoncepcionais.

4-  Inconstância

Esquecer de tomar a pílula é a maior causa de corte da eficácia do remédio, pois o anticoncepcional deve ser ingerido diariamente, todos os dias da semana. Se você esquecer, tome assim que se lembrar e use o preservativo na próxima relação.

5. Barbitúricos

O fenobarbital e o tiopental podem intervir na eficácia dos anticoncepcionais. Compartilhe essa informação que é de grande utilidade publica.



Escrito por Rose