A cor da sua menstruação pode revelar sérios problemas de saúde; confira

Você já prestou a atenção na cor do seu fluxo menstrual? É algo que se torna tão comum para as mulheres que na maioria das vezes não recebe a devida atenção.

 

Entretanto a cor da menstruação tem muito a dizer principalmente sobre a saúde da mulher e pode inclusive indicar que você tem sérios problemas de saúde.

A cor do fluxo menstrual pode variar de tons que cai dos claros ao muito escuros. Existem muitos motivos que podem alterar a cor da menstruação, como por exemplo, quando o sangue se mistura a outros fluídos corporais, quando entra em contato com produtos químicos presentes nos absorventes ou mesmo após o contado com o ar.

Veja o que a cor da sua menstruação a dizer sobre a sua saúde:

 

1 – Rosa

Quando o fluxo está com essa cor é porque sua menstruação é leve, nos primeiros dias e no final do fluxo é considerado normal. Mas se permanecer assim por todo período pode significar gravidez.

2 – Vermelho vivo

Por mais que o vermelho vivo possa te impressionar é sinal que tudo está bem com a sua saúde. Mas vale ressaltar que se o fluxo se estender por muito tempo, fora do período normal da sua menstruação você deve procurar um ginecologista.

3 – Vermelho escuro

6 maneiras de lidar com a primeira menstruação da sua filha | Menstruação,  Absorvente de pano, Mestruação

Quando o seu ciclo menstrual se estende por mais dias que o normal e apresenta o vermelho escuro pode ser um alerta de leiomioma do útero. Procure seu ginecologista.

4 – Vermelho-laranja

Isso geralmente acontece quando a secreção amarelada se mistura com o revestimento uterino que resulta em um fluxo em tom alaranjado. Importante: em alguns casos é sinal de infecção que vem acompanhada de mal cheiro, caso você tenha estes sintomas, busque ajuda de um especialista.

5 – Marrom-preto

Fique tranquila, isso acontece quando o sangue já está velho e é bastante normal.

6 – Cinza

O fluxo menstrual acinzentado merece bastante atenção pois é bastante incomum e pode ser um alerta para um aborto espontâneo e infecção que precisa ser averiguada por seu médico.

7 – Fluxo abundante:

Para algumas mulheres o fluxo abundante é normal. Contudo, se de repente sua menstruação fica irregular, com um fluxo muito maior do que vinha antes e durando por muitos dias, pode ser sinal de uma hemorragia. Consulte seu ginecologista imediatamente.

LEIA TAMBÉM:

Você sabe para que serve o “bolso da calcinha”? Esta é a verdade que ninguém te contou

Fonte: InfoSaúde



Escrito por Jornalista Web

Informação de qualidade em tempo real.