Afinal, o que é amor? É possível fazer o romance durar para sempre?

O amor, há o amor! Esse sem nenhuma sombra de dúvidas é o melhor sentimento do mundo, e mesmo sendo o  mais espalhado no mundo todo, muitas pessoas encontram dificuldades em  entender: afinal, o que é o amor?

O que é o amor e amar alguém de verdade?

amor - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto

De acordo com o dicionário Michalis, existem 15  significados para o verbete “amor”, sendo que a maioria cita um sentimento de atração acompanhado por amizade.

A psicóloga Eglacy Sophia, supervisora do setor de Amor e Ciúme Patológicos do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, disse:

 “O conceito do amor é um dos mais amplos que existem. Mesmo dentro da psicologia, nós podemos contextualizá-lo de várias formas. O amor pode ser expresso para várias pessoas e atividades importantes da nossa vida”.

Afinal, dá para saber quando é amor?

amor - Getty Images - Getty Images

A psicóloga diz que muitos acabam confundida paixão com amor:

“Não são todas as pessoas capazes de reconhecer o amor. Muitas o confundem, por exemplo, com paixão e acham que é quando têm um desejo muito forte por alguém. O amor, na verdade, é calmo, tranquilo, maduro, ele aceita o jeito do outro. Ele é seguro. E a pessoa que não tem toda a maturidade para saber diferenciar.”

“Quando saudável, o amor leva individualmente as pessoas ao crescimento, seja na vida profissional, financeira, familiar, até na saúde física. Quando o vínculo é patológico, a pessoa se sente estagnada, não caminha, porque ela coloca toda a vida no relacionamento, na queixa, na insatisfação, na idealização, tirando a energia no sentido do progresso individual”.

Mesmo separados, existem amores que duram para sempre?

amor - Getty Images - Getty Images

A psicóloga diz que sim, porém admite que isso é muito raro de acontecer.

O que é amor? Entenda sentimento que intriga humanidade há anos - Getty Images



Escrito por Rose