Atriz da Globo descobre doença grave conhecida como “dor da morte” e faz desabafo comovente

Aos 35 anos de idade, a atriz Dani Moreno, foi diagnosticada com uma doença grave e degenerativa, a espondilite anquilosante.

Ao site da Globo, Dani desabafou e contou tudo que sente é o que sabe sobre a doença.

“Tantas pessoas levam anos para descobrir, eu descobri em cinco meses. Ainda dá tempo de impedir que muitas sequelas se instalem.”

Na sequência Dani explicou mais sobre a doença.

“É uma doença autoimune degenerativa grave. Tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte”.

A atriz ainda lembrou dos sintomas que  teve até descobrir que estava com essa doença.

Tenho desprazer em conhecê-la tão intimamente, EA. Você já dava sinais de que estava por aqui desde que eu era muito pequena.

Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem pra quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos 7 anos de idade. Como saberíamos?

Como imaginaríamos que o marcador HLA B27 passaria de vó para mãe e de mãe para filha? Ao menos, eu ganhei tempo. Recebi o diagnóstico precocemente e tenho a chance de prevenir sequelas graves que me limitariam numa idade mais avançada,”



Escrito por Rose