Cozinhar com banha de porco é muito melhor para saúde do que óleo de girassol ou canola; afirma médico

Você já pensou em cozinhar com banha e/ou gordura de porco? Só quem já experimentou uma refeição que foi preparada com esta iguaria sabe o quanto a comida fica saborosa.

banha de porco



Contudo nos últimos anos a gordura de porco praticamente caiu no esquecimento e ganhou a má fama de não ser boa para a saúde, contudo, isto não passa de um boato.

Antes do óleo vegetal chegar ao mercado a gordura de porco era usada na preparação dos alimentos. Lembra daqueles almoços no domingo na casa da vovó? O sabor, o aroma, tudo era diferente e especial.

Provavelmente as refeições eram preparadas com a gordura de porco. Mas com o passar do tempo,  a banha de porco começou a ser tratada como grande vilã, por supostamente aumentar o colesterol ruim e elevar o risco de infarto.

Hoje no mercado você encontra vários tipos de óleo vegetal, soja, canola, girassol, entre outros, mas o que talvez você não saiba é que a gordura de porco é melhor para a sua saúde do que todos os tipos mencionados acima.

Cozinhar com banha, pode? Deve! | GaúchaZH

Recentemente a comunidade médica derrubou o mito sobre os supostos  malefícios da banha de porco, por terra e informou que se trata de um ingrediente saudável para ser utilizado na culinária.

Segundo o Dr. Flávio Madruga, nutrólogo e especialista em medicina esportiva, a banha de porco é mais benéfica a saúde do que os óleos industrializados e refinados.

Óleos vegetais refinados: eles oxidam quando são aquecidos e liberam substâncias altamente tóxicas e inflamatórias, contou o médico.

Banha de porco: assim como o azeite e o óleo de coco, a banha de porco oferece uma excelente quantidade de graxos monoinsaturados, sendo assim ao ser aquecida não sofre oxidação tão facilmente.

Benefícios da banha de porco para saúde:

banha de porco

  • Livre de gordura trans;
  • Baixo teor de sódio;
  • Fonte de vitaminas B, C, D e cálcio;
  • Rico em minerais, fósforo e ferro;
  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, elevando o colesterol bom HDL e diminuindo o colesterol ruim.

LEIA TAMBÉM:

Luisa Sonza é processada por suposto ato racista; “me deu tapa e mandou que eu buscasse água”; cantora nega

Fonte: Terra



Escrito por Jornalista Web

Informação de qualidade em tempo real.