Depressão: é assim que esta doença prejudica a saúde da sua pele

A depressão, ou transtorno depressivo maior é uma doença séria, cada vez mais comum e afeta milhões de pessoas de todo o mundo.

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão.

Como a depressão pode afetar a saúde da sua pele?

Depressão - Hospital Santa Mônica

De acordo com a médica dermatologista Márcia Senra, especialista em psicodermatoses, que atua no Hospital Federal de Ipanema, localizado no Rio de Janeiro,  qualquer doença de cunho emocional pode afetar a saúde da pele.

Caspa, psoríase, vitiligo, manchas, acnes e dermatites são algumas das condições desencadeadas por fatores emocionais.

As psicodermatoses referem-se a qualquer doença que afeta a pele diretamente devido a fatores psicológicos, que exercem um papel significativo. O sistema nervoso central e a pele têm a mesma origem embrionária, então é comum a relação dos dois. O estado emocional pode tanto causar doenças como agravá-las, explica

Márcia Senra, afirmou que as pessoas que apresentam quadros de depressão, ansiedade, estresse, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, hipocondria e traumas psicológicos podem apresentar problemas na pele.

Saiba mais sobre a depressão

Depressão - Neurologista Leandro Teles

Infelizmente nem sempre o indivíduo é diagnosticado da forma correta e não recebe o tratamento adequado principalmente em países pobres e em desenvolvimento.

Além da tristeza, abatimento, negatividade, pensamentos autodestrutivos, esta doença que afeta a parte mental do paciente pode trazer outros graves problemas.

Quando a depressão é prolongada e/ou considerada crônica, ela pode afetar sua vida de várias maneiras, trazendo um grande sofrimento, disfunção na escola, no trabalho e no meio familiar.

Ao ser julgada por muitos como uma “frescura”, como se aquele que sofre com a depressão não tivesse vontade de se curar, criou-se uma espécie de preconceito que impede grande das vítimas desta doença de externar seus sentimentos, pelo medo de serem mal interpretadas.

Foto Premium | Conceito de depressão. homem com depressão sentada sozinha  no chão no quarto escuro

Vale ressaltar que a depressão é uma das maiores causadoras do suicídio, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Esta se tornou a segunda causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

A vida é sempre a melhor opção

Acredite, você nunca está sozinho! Caso precise de ajuda entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, onde você irá encontrar pessoas especializadas para te ouvir e auxiliar.

LEIA TAMBÉM:

Síndrome do ovário policístico: se você tem entre 15 a 40 anos você precisa saber disso

4 condições que podem afetar os ovários que você não pode ignorar

 

Fonte: Blog da Saúde / OPAS



Escrito por Jornalista Web

Informação de qualidade em tempo real.