Eclipse lunar no Brasil será neste domingo (15): como observar o fenômeno a olho nu

Mais uma vez a Terra encobrirá totalmente a lua e este fenômeno poderá ser observado na madrugada deste domingo para segunda-feira, lembrando que este será o único eclipse desse tipo possível de ser observado aqui no Brasil este ano.

O nosso planeta ficará entre o sol e a lua por um breve período, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada em seu satélite natural, encobrindo-o por completo.

Quem quiser conferir este eclipse lunar, é só ficar acordado durante a madrugada, de preferência em um local com pouca luminosidade.

Marcelo Domingues, diretor do Clube de Astronomia de Brasília, disse que outro fato interessante que será observado é que a lua ficará com uma cor avermelhada por causa da atmosfera do nosso planeta.

Esse fenômeno é chamado de Lua de Sangue e garante um espetáculo à parte, porém, é bom já ir conferindo a previsão do tempo para saber se na madrugada de domingo para segunda-feira, o céu não estará nublado.

O fenômeno terá início no domingo, dia 15, às 23h30, terminando na madrugada de segunda-feira por volta das 2 horas. O auge será à 1h11 pelo horário de Brasília e a olho nu será possível observar este eclipse. O Instituto Nacional de Meteorologia já avisou que neste período o seu estará nublado em boa parte do Brasil.



Escrito por russel