Estes são os sintomas de alergia emocional, fique atento e procure tratamento

Existem diversos tipos de reações alérgicas que aparecem no nosso corpo ao longo da vida, a maioria delas são causadas por algo que ingerimos ou até mesmo por substâncias externas que tivemos contato. Algumas dessas reações podem aparecer de várias maneiras diferentes e algumas delas até por causa do emocional.

Em alguns casos, devido ao estresse e ansiedade, o sistema imunológico da pessoa responde provocando reações alérgicas em várias partes do corpo.No entanto, esse tipo de alergia afeta mais drasticamente a pele, podendo provocar urticária, vermelhidão e coceira. Insônia e falta de ar podem ser outros sintomas desse problema.

Alergia emocional: o que é, sintomas e tratamento - Tua Saúde

A comunidade científica ainda está se debruçando sobre o assunto, sobre a origem desse tipo de alergia emocional, mas há quem defenda que o estresse e a ansiedade são responsáveis por aumentar os níveis de substâncias chamadas catecolaminas, que por sua vez aumentam a produção de cortisol, desencadeando o processo inflamatório corporal.

A intensidade e o tipo dos sintomas dessa alergia emocional irão variar de pessoa para pessoa e fatores como a idade, a predisposição genética, o comportamento e a intensidade dos sentimentos irão determinar os sintomas alérgicos.

Esses são alguns sintomas da alergia emocional:

  • Insônia
  • Falta de ar
  • Manchas vermelhas em alto relevo, conhecidas como urticária
  • Vermelhidão na pele
  • Coceira

Nos casos de alergia emocional, é preciso procurar um dermatologista ou alergista para que prescreve medicamentos, não peça dicas de pessoas que não são profissionais capacitados.



Escrito por JC Rosa