Existem diversos tipos de reações alérgicas que aparecem no nosso corpo ao longo da vida, a maioria delas são causadas por algo que ingerimos ou até mesmo por substâncias externas que tivemos contato. Algumas dessas reações podem aparecer de várias maneiras diferentes e algumas delas até por causa do emocional.
Em alguns casos, devido ao estresse e ansiedade, o sistema imunológico da pessoa responde provocando reações alérgicas em várias partes do corpo.No entanto, esse tipo de alergia afeta mais drasticamente a pele, podendo provocar urticária, vermelhidão e coceira. Insônia e falta de ar podem ser outros sintomas desse problema.
A comunidade científica ainda está se debruçando sobre o assunto, sobre a origem desse tipo de alergia emocional, mas há quem defenda que o estresse e a ansiedade são responsáveis por aumentar os níveis de substâncias chamadas catecolaminas, que por sua vez aumentam a produção de cortisol, desencadeando o processo inflamatório corporal.
A intensidade e o tipo dos sintomas dessa alergia emocional irão variar de pessoa para pessoa e fatores como a idade, a predisposição genética, o comportamento e a intensidade dos sentimentos irão determinar os sintomas alérgicos.
Esses são alguns sintomas da alergia emocional:
- Insônia
- Falta de ar
- Manchas vermelhas em alto relevo, conhecidas como urticária
- Vermelhidão na pele
- Coceira
Nos casos de alergia emocional, é preciso procurar um dermatologista ou alergista para que prescreve medicamentos, não peça dicas de pessoas que não são profissionais capacitados.