A jornalista e apresentadora Maju Coutinho, levou a internet a loucura na tarde desta quinta-feira (22), ao quebrar o protocolo da TV Globo durante a apresentação do ‘Jornal Hoje’, ao falar da prisão de um homem negro que ficou atrás das grades por três a anos injustamente.
De acordo com informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘UOL’, Maju Coutinho mostrava a reportagem sobre Lucas Moreira de Souza, de 26 anos, que chegou a ser condenado a quase 80 anos de prisão por ter supostamente ter cometido uma série de assaltos.
Nesta semana, após os policiais que cuidaram de o caso terem procurado a Defensoria Pública para afirmar que havia inconsistência nas provas que levaram Lucas Moreira a ser condenado.
Diante deste novo cenário, a Justiça do Distrito Federal reverteu a condenação de Lucas por inconsistência nas provas apresentadas no caso.
Ao comentar sobre o caso Maju Coutinho foi bastante sincera e sua postura aclamada nas redes sociais.
Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado. Isso tem que mudar.
Veja o vídeo e as reações nas redes sociais:
Maju Coutinho você eh incrível
— Non (@NonLacerda) October 22, 2020
“Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado”, Maju Coutinho, no Jornal Hoje, após matéria sobre o jovem aqui de Brasília que era inocente e ficou preso 2 anos. Raro âncoras comentando assim notícias na Globo. Representatividade! (@majucoutinho)
— Boi Bombeiro (@pontojunior) October 22, 2020
A fala de Maju Coutinho em um grande telejornal é necessária.
Precisamos continuar falando o óbvio, porque esse pensamento está impregnado no imaginário social e seis segundos de uma fala tão simples pode chegar onde nem sempre a discussão antirracista chega. É necessário!
— Ashley Malia (@ashleymlia) October 22, 2020
Maju Coutinho hoje no Jornal Hoje. Simplismente necessária! ✊???? pic.twitter.com/8ItZFYC0P2
— SIGA NO INSTA! @universolgbti (@universolgbtq) October 22, 2020
A fala da Maju Coutinho me fez lembrar de quando eu e meus irmãos éramos CRIANÇAS e as mochilas deles eram revistadas no caminho p/ a ESCOLA na ocupação militar na Maré na ECO-92. Racismo estrutural é isso: estudantes sendo tratados PELO ESTADO como suspeitos por serem negros.
— Renata Souza 50 (@renatasouzario) October 22, 2020
Excelente fala da Maju Coutinho. Nós não aguentamos mais esse racismo estrutural. Precisamos de pessoas antirracistas promovendo as ações de políticas públicas para que existam medidas que mudem esse cenário terrível. https://t.co/IVwuDBP2wF
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) October 22, 2020
LEIA TAMBÉM:
Inchados! Veja os famosos que eram ‘fraquinhos’ e ficaram ‘bombadões’
‘O médico disse que era um tumor’: jovem dá à luz minutos após descobrir que estava grávida
Fonte: UOL