Anitta surpreendeu os fãs ao contar que finalmente descobriu a causa das dores que sentiu por nove anos. Na quinta-feira, 07, a artista fez um longo desabafo nas redes sociais e contou que foi diagnosticada com endometriose. Logo depois ela revelou que após vários exames descobriu qual era a doença.
“Vamos, galera, mulheressss. Estou aqui no auge dos acontecimentos mais inacreditáveis da minha vida um atrás do outro tipo um rajadão de bênçãos… mas num ta dando pra sorrir por motivos de: precisamos falar sobre endometriose, Pois eu tenho uma dúvida genuína.. alguém aqui, além de mim, sofre de cistite de repetição e já tentou tudo quanto foi remédio, técnica, laser, botox e etc pra não morrer de dor 24h depois do ato sexual?”, revelou ela.
Após isso, muita gente ficou curiosa para saber o que é endometriose. A doença que afeta seu organismo há nove anos. Silenciosa e dolorosa, a endometriose causa diversos problemas na vida da mulher. É uma doença inflamatória, causada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se deslocam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar, provocando sangramento.
No Brasil, a doença atinge cerca de 7 milhões de mulheres, resultando aproximadamente em uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva. Levantamento da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) revela ainda que mais de 60% das mulheres desconhecem os sintomas do problema.
Muito frequente no período reprodutivo, a doença atinge desde a adolescência até a transição para a menopausa. A mulher pode apresentar cólica intensa durante a menstruação e, na endometriose, esse sintoma é constante e progressivo, vai aumentando a intensidade e geralmente começa mais tardiamente.
Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta para a doença são dor e sangramento intestinais e urinários durante o período menstrual, dor durante relações sexuais, dificuldade para engravidar e a infertilidade.
Por isso se você tem algum desses sintomas, ou se vier a ter, procure um médico.
Fonte: IstoÉ