Para que serve a cera de ouvido e como limpar? Você ficará surpreso ao descobrir!

Quando limpamos os ouvidos, geralmente sai a cera de ouvido. Para muitos a própria cera de ouvido é uma grande sujeira acumulada nos canais auditivos. Pelo contrário, essas ceras tem uma grande função e que pode ajudar a lhe proteger.

As ceras são produzidas nas glândulas internas do ouvido, e conforme mastigamos ou falamos, o movimento das mandíbulas força a cera a se movimentar até o orifício do ouvido, onde secam e cai. A cera tem uma grande função de impedir que o revestimento dos canais fique secos e rachem, além de impedir que sujeiras e água entrem no local.



A cera não é um problema até que ela seja produzida em excesso e acabe causando uma obstrução, levando a dor ou a perda da audição.

Por isso é importante que manter a limpeza dos ouvidos em dia, muitas pessoas não sabem o modo certo de fazer a limpeza correta.

O otorrinolaringologista britânico Gabriel Jessie Weston, vem pesquisando muitas maneiras de limpar os ouvidos, da forma certa e errada. Atualmente já existem muitos produtos há venda que promete remover e fazer a limpeza do ouvido, mas o que muitos não sabiam é que os próprios canais auditivos se limpam sozinho.

Mesmo se limpando sozinhos, é importante mantermos os cuidados com esta área.

 

Cotonetes:

A maioria das pessoas usam os cotonetes para fazer a limpeza dos canais auditivos, no entanto, a própria fabricante não recomenda o uso neste local.

Usar o cotonete não é o mais adequado para o ouvido. Este produto assim que usados acaba empurrando a cera novamente para o canal, dificultando ainda mais a limpeza.

Outro grande problema do uso dos cotonetes são as bactérias, que podem ser transportadas até o local e causar uma infecção.

Vela:

Outro utensílio bastante usado para fazer a limpeza são as velas. Consiste em um cone com uma vela fina acesa dentro.

No entanto, está maneira também não é a mais adequada a se fazer. Segundo os estudos, as velas podem queimar a região e até o rosto, além de causar danos no tímpano.

Irrigação do ouvido:

Caso haja um grande acumulo de cera no local, é possível que um médico lhe recomende a irrigação do ouvido. Está maneira também é muito usada. Serão esguichados água em seu canal auditivo para fazer a limpeza.

Pode danificar o tímpano, por isso é importante que você seja acompanhando por um profissional.

Microsucção:

Este procedimento até então pode ser o mais seguro até o momento. Um profissional irá visualizar os canais auditivos usando um microscópio e depois irá usar um pequeno equipamento que irá aspirar a cera do ouvido.

Algumas clínicas oferecem o serviço de microssucção para remover a cera do ouvido.

Neste procedimento, um especialista usa um microscópio para ver o interior do ouvido e depois aciona um pequeno dispositivo para aspirar a cera.

Essa técnica também pode ser muito segura e eficaz na remoção de ceras persistentes.

Fonte: UOL



Escrito por Rose