Pessoas hipertensas possuem estes direitos garantido por lei, mas a maioria sequer imagina

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, se trata de uma doença crônica, que se caracteriza pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias.

Um dos grandes riscos da doença está no seu caráter silencioso. Em geral, a doença costuma apresentar sinais mais claros quando algum efeito grave ocorre, como, por exemplo, um infarto, ou insuficiência cardíaca.

Hipertensos têm ESSES direitos garantidos por lei, mas nem imaginam

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Para se ter noção da gravidade, a doença é responsável por matar mais de 10 milhões de pessoas por ano em todo o mundo.

Contudo, os cidadãos que possuem a pressão alta também podem garantir alguns direitos importantes que muitas vezes, devido à falta de informação, acabam não se beneficiando de um direito que pode ser garantido.

3 direitos que hipertensos tem e não sabem - Jornal Contábil -  Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Os principais sintomas são esses:

Falta de ar, entre outros.

Tontura.

Dores de cabeça.

Fadiga.

Dor no peito.

Visão embaçada.

 

O que muitas pessoas são sabem é que pessoas que sofrem com a doença tem alguns direitos reservados por lei, vamos citar logo abaixo, para que você fique ciente.

1 – Direito aos medicamentos e tratamento adequado oferecido de maneira gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS);

2 – O auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

3 – Em casos mais graves o paciente pode entrar com o pedido de isenção do Imposto de Renda.

 

Vale lembrar que se você tem algum desses sintomas, procure um profissional, hipertensão mata milhares de pessoas no mundo diariamente. No brasil são cerca de 388 por dia.

Fonte: editalconcursosbrasil



Escrito por JC Rosa