Por que você deve evitar andar descalço, mesmo em casa

Após um dia exaustivo de trabalho ou até mesmo em dias em que a temperatura está muito quente, deixar os calçados de lado e ficar com os pés no chão é algo que trás conforto e alívio para muitas pessoas.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que esse tipo de ação, apesar de parecer inofensivo, pode acarretar consequências e em alguns casos, até graves, como a queda, além de prejudicar a saúde e a beleza dos mesmos.

Pensando nisso, trouxemos hoje neste artigo, algumas fatos que podem acontecer com quem anda descalço diariamente.

1. Os pés ficam mais expostos a bactérias

Mesmo que chão aparentemente esteja limpo, ainda é possível que existem micro-organismos como bactérias e fungos que possam estar presentes em uma pequena particula de poeira, assim, ao andar descalço, os pés ficam expostos a esses agentes que podem infectar a pele e até às unhas, deixando elas amarelas e quebradiças.

2. Superfícies rígidas não fazem bem aos pés

É verdade que andar descalço na grama proporciona uma sensação agradável e incluvsive ajuda a aliviar o estresse, no entanto, esse hábito em ambientes internos, tendem a ser prejudicial. Isso acontece porque em lugares macios, os pés tendem a afundar naturalmente, os pisos por sua vez, já são mais firmes e podem gerar inclusive um estresse não natural, acompanhado de dores no calcanhar e nos joelhos.

3. Pode provocar lesões

Como citado anteriormente, andar descalço pode provocar quedas e lesões. Segundo estudos, utilizar meias e pantufas para ficar transitando dentro de casa, apesar do conforto é perigoso, tendo em vista que as quedas podem provocar distensões musculares.

4. As costas podem ser afetadas

Isso mesmo, apesar do alívio que andar descalço trás, esse costume pode prejudicar as costas, isso acontece porque a falta de calçado em superfícies rígidas faz com que haja uma distribuição desigual do peso sobre os pés e em casos que eles já apresentam deformidades, esse desequilíbrio pode agravá-las, inclusive com condições de afetar a parte superior do corpo, causando dor nos joelhos e nas costas.

5. Pode deixar os pés cheirando mal

Além de causar dores nas pernas e costas, andar descalço com frequência pode provocar maus odores. Os calçados são de certa maneira proteções para os pés e a falar deles significa ficar desprotegido contra bactérias, por exemplo, nos chuveiros da academia ou mesmo em casa, lugares onde tendemos a estrar mais expostos a bactérias que provocam o temido chulé.

Fonte: Incrível



Escrito por italo