Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado em SP

Vários países no mundo estão em alerta por causa do surgimento da varíola dos macacos em humanos. O Brasil vinha em alerta há alguns dias com casos suspeitos, e nesta quarta-feira, 08 de junho, o primeiro caso foi confirmado e está deixando a população em pânico.

O primeiro caso foi confirmado em São Paulo, o paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

Para quem pensa que esse é o único caso até o momento, está enganado, a prefeitura de SP ainda monitora de perto mais uma caso suspeito de uma mulher de 26 anos que foi hospitalizada com suspeita.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados pela gestão municipal.

Surto repentino: mais países registram casos da varíola do macaco

Na última segunda-feira, 06 de junho, o Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação. Segundo a pasta, os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.

Segundo a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Fonte: G1



Escrito por JC Rosa