Primeiro lote da vacina russa contra Covid-19 é liberado para a população e chegará ao Brasil

Nesta terça-feira, dia 08 de setembro, o Ministério da Saúde da Rússia anunciou que a vacina contra a COVID-19 já está liberada para a população.

De acordo com a nota, o ministro avisou que em breve todos poderão receber a vacina produzida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia do país.

Mesmo avisando que a vacina já está liberada, o governo ainda não divulgou data para que a população seja imunizada contra o novo coronavírus.

Na sexta-feira (4), o vice-diretor do instituto Gamaleya, Denis Logunov, já havia anunciado que a vacina poderia ser liberada para a população esta semana.

Um estudo divulgado no dia 04 deste mês, com resultados preliminares publicado na revista científica “The Lancet” mostrou que a vacina russa para a Covid-19 não teve efeitos adversos e obteve sucesso na resposta imune.

Brasil testa nova vacina contra o novo coronavírus — Português (Brasil)

Outra novidade anunciada pelo laboratório russo, é de que a vacina contra a COVID- 19 terá uma versão para crianças.

De acordo com as informações do professor Aleksandr Butenko, do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalyea, por ser mais leve, a vacina poderá ter menos reações.

“As crianças têm massa corporal diferente. Naturalmente, uma criança com peso de 20 quilos definitivamente precisa de uma dose menor do que um adulto com peso de 50, 60 ou 70 quilos”.

Vacina contra o coronavírus deve ser vista como 'plano B', diz vice-presidente da Fiocruz

O pesquisador, disse ainda que até o momento, a vacina russa contra a Covid-19 é destinada para pessoas com idade entre 18 e 60 anos, sendo que a versão para crianças e menores de 18 anos ainda está em andamento.

No Brasil, o governo do estado do Paraná fez parceria com a Russia para desenvolver a vacina e informou na sexta, dia 04 de setembro, que o pedido de registro do imunizante à Anvisa deve ser feito no prazo de 10 dias.

 

Urgente: tio preso após engravidar a sobrinha de 11 anos é encontrado morto na cela

 

Fonte: G1

Escrito por Rose