Com certeza você já observou o quanto a pele da ponta dos dedos ficam enrugadas ao serem mergulhadas por alguns minutos na água, mas o que você provavelmente não sabia é o que isso pode revelar sobre sua saúde.
Uma outra curiosidade é o questionamento de porque somente as extremidades ficam enrugadas com o contato com a água, sendo que as demais partes de nosso corpo como cabeça, pescoço, braços, tórax e pernas permanecem com aparência intacta após serem mergulhados na água seja fria ou quente.
O aspecto bonito e delicado de nossas mãos começam a ficar inchadas, feias e enrugadas, com apenas alguns minutos mergulhadas em uma banheira ou quando estamos nadando em uma piscina.
De acordo com estudos produzidos pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, neurocientistas chegaram a conclusão de que esse fenômeno tem muito a revelar sobre nosso estado de saúde:
Mal de Parkinson
Quando uma das mãos enruga-se menos que a outra no mesmo tempo de imersão pode ser sinal precoce do mal de Parkinson, por indicar que o sistema nervoso não está funcionando corretamente em um dos lados do corpo.
Diabetes tipo 2:
Pacientes que sofrem de diabete tipo 2, às vezes, enrugam menos a pela dos dedos ao serem colocadas na água.
Sistema vascular:
Observou-se redução do enrugamento também em pessoas que sofreram parada cardíaca, talvez devido a alguma interrupção no controle do seu sistema cardiovascular.