Você conhece a ‘Maria-Fedida’? Então precisa ler isso o quanto antes

Segundo informações, existem mais de 5 mil espécies de percevejos espalhados pelo mundo, que nada mais são do que insetos em formato de escudo que pertencem à família Pentatomidae.

No entanto, nem um deles se iguala ao percevejo-fedorento, popularmente chamado também de maria-fedida, um animal capaz de provocar grandes estragos.

(Fonte: GettyImages)

O cheiro emitido pelos percevejos-fedorentos já foi comparado a muitos odores, como meias velhas ou até mesmo coentro. Porém, existe uma explicação para isso. Os dois produtos químicos responsáveis pelo spray fedorento dessas criaturas são o trans-2-octenal e o trans-2-decenal. Este último é o que dá cheiro ao coentro.

Segundo pesquisadores, tal fedor pode servir para algo além de afugentar predadores. Um estudo de 2016 mostra que o fedor dos percevejos inibe o crescimento de bactérias e exerce papel multifuncional na sobrevivência da espécie.

No inverno, os percevejos-fedorentos procuram sempre um lugar quente para se abrigar e entrar num estado de hibernação que dura até a primavera. Ao ar livre, as opções mais comuns de abrigo costumam ser árvores mortas. No entanto, é bastante comum que eles encontrem caminho livre para a casa das pessoas através de janelas e portas abertas.

Estudos indicam que os percevejos podem rastejar por qualquer fenda maior que 7 milímetros. Depois que um percevejo encontra um local quente de que gosta, ele libera feromônios de agregação, o que serve para reuni-los em quantias surpreendentes.

Percevejos-fedorentos podem ser insetos muito incômodos, mas em geral são inofensivos. Eles não picam ou mordem



Written by acesso@admin-wp