Você ronca durante o sono? Conheça os riscos e impacto que isso pode causar em sua saúde

O sono de qualidade traz vários benefícios para a saúde, como:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Diminui os níveis de estresse;
  • Melhora a concentração e o humor;
  • Evita acidentes causados pelo cansaço.

No entanto, algumas pessoas nem sempre conseguem ter uma boa noite de sono, seja por conta de ronco ou apneia.

O ronco é  frequente em mulheres e homens acima de 40 anos, é caracterizado pelo ruído causado pela vibração de estruturas da via respiratória  durante a passagem do ar provocado pela obstrução nasal ou baixo tônus muscular.

unwm

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Umeå, na Suécia, as vibrações geradas pelo ronco causam lesões nas vias aéreas superiores podendo prejudicar a função digestiva, provocar problemas de deglutição e danos neurológicos.

Riscos e impacto na saúde:

De acordo com os pesquisadores, quando a pessoa sofre de apneia, ocorre um colapso repetitivo no trato respiratório superior. Isso pode causar uma parada respiratória durante o sono e também aumentar o risco de problemas cardiovasculares.

A causa principal do ronco são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro que controla a respiração.

Porém,  fatores como obesidade, alcoolismo, congestão nasal e avanço da idade, podem aumentar  as chances de se ter a doença. Se você ronca durante o sono, converse a respeito com seu médico.



Escrito por Rose