Você sabe para que serve o sininho que temos na garganta?

Com certeza você já parou na frente do espelho para observar o sininho que temos na garganta e já deve ter se perguntado o que é, não é mesmo? Então, o nome desse sininho é úvula. E com certeza ela não está lá em nossa boca de enfeite, ela tem uma função.

O sininho é um músculo que fica suspenso na parte posterior do céu da boca e de acordo com cientistas da Universidade Estadual de Óregon, ele ajuda na hora de engolir evitando que os alimentos subam para a cavidade nasal.

Funções da úvula:

Impedir que a comida suba para o nariz quando engolimos;
Evitar que as pessoas engasguem ao engolir;
Contribuir na produção da saliva e lubrificação da garganta;
Proteger o organismo da entrada de infecções e doenças;
Auxiliar na emissão de sons e na fala.

Com tantas funções assim, é importante ficar atento a qualquer sinal de inflamação, alergia ou ferida na garganta e procurar orientação médica.

Qual a função do “sininho” da garganta? - YouTube

Observe que quando engolimos qualquer alimento, o sininho se move para cima e é dessa forma que a úvula impede que o alimento vá para a cavidade nasal como mencionado acima.

Alguns acreditavam que o sininho é que causava o ronco, mas isso já foi comprovado que não é verdade. Porém, se o sininho crescer muito ou inflamar aí sim, pode gerar um som temporário por conta da interrupção da passagem do ar.

Úvula adesivoso tamanho para parede • preto, arte, vista | myloview.com.br

Além de atuar na formação de sons e articulação de palavras, a úvula é como um sensor na hora de engolir. Quando a comida está descendo, a úvula fecha a passagem para o nariz evitando que o alimento vá para as vias respiratórias.



Escrito por Rose